GESTÃO DE STRESS
E ANSIEDADE
A maioria das pessoas experimenta ansiedade e stress em algum momento de suas vidas. Essas sensações fazem parte do ser humano, mas ambas podem afectar negativamente a qualidade de vida se durarem muito tempo ou se surgirem de forma grave e prejudicial ao bem-estar.
Embora o stress e a ansiedade compartilhem muitos dos mesmos sintomas emocionais e físicos – irritação, tensão, dores de cabeça, diarreia e perda de sono –, têm origens muito diferentes. Descobrir qual dos dois factores origina estes e outros sintomas é fundamental para encontrar um plano de tratamento eficaz.
Distúrbios de stress e ansiedade incluem o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), síndrome do pânico, fobias, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), e stress pós traumático (NICE 2007; Clinical Evidence 2007).
Estes distúrbios podem ser crónicos e causar incapacidades e danos importantes na qualidade de vida dos indivíduos, se não for tratada (NICE 2007).
Outros distúrbios e sintomas comuns como preocupação excessiva, transtornos de sono, irritabilidade e baixa concentração, ansiedade, podem resultar em sintomas físicos como excesso de suor, náuseas, diarréia, boca seca, palpitações, fadiga, tonturas, e tensões musculares (American Psychiatric Association 2000).
Ansiedade
A ansiedade é a sensação de apreensão ou receio, sem causa real. É normal senti-la, mas em graus aceitáveis. Ela só se torna patológica quando a pessoa sente medo ou tensão por tempo prolongado. Ao ficar ansioso, o indivíduo somatiza suas fraquezas psíquicas, podendo sofrer de dores de cabeça, dores difusas, gastrite, úlcera, insônia, problemas sexuais, entre outros sintomas.
Depressão
A depressão, por sua vez, é um distúrbio de alteração das emoções e do ânimo, que leva a mudanças físicas, emocionais e mentais. Os sintomas da depressão são muito variados, como sensações de tristeza, pensamentos negativos e/ou suicídas, até alterações da sensação corporal, como dores, desconforto no batimento cardíaco e enjoos.
Stress
O estresse envolve, além da depressão, sintomas físicos e também ansiedade, e, quando em fase crónica, dificilmente a pessoa consegue controlá-lo sem ajuda médica. O estímulo estressante pode causar uma série de sintomas, tanto orgânicos como de alterações psíquico-comportamentais. Em condições crónicas, causa desgaste físico-mental, chegando até a gerar doenças degenerativas permanentes.
Abordagem Terapeutica
Na primeira consulta é realizado um diagnóstico holístico ao paciente, com o objectivo da fazer uma recolha de:
-
principais queixas e sintomas
-
historial médico
-
patologias de infância e familiares
-
medicação que regularmente toma
-
hábitos de vida e alimentares
-
estilo de vida
-
exames e análises (que o paciente considere relevantes)
-
observação da face, língua
-
medição do pulso.
Após esta recolha de dados, é elaborado o diagnóstico do paciente e delineada uma estratégia terapeutica de acordo com as necessidades de cada individuo.
Duração das consultas
- Duração estimada da primeira consulta: 2h - 2:30h
- Duração estimada consultas posteriores: 45mt- 1h
